Gerenciar uma equipe não é uma tarefa fácil. No marketing, onde é o modo como a empresa se comunica que está em cheque, é preciso ter jogo de cintura para não deixar que a rotina atribulada prejudique o sucesso no contato com o cliente.

A tecnologia hoje é indispensável em qualquer setor — estamos cada vez mais conectados e, com isso, aumenta também a sensação de improdutividade. Para lidar com essas duas situações, a solução é a mesma: uma boa gestão de tempo.

Listamos algumas técnicas que vão te ajudar a organizar sua rotina, manter o foco, e gerenciar suas atividades de maneira estratégica. Quer saber qual é o segredo? Continue lendo!

1. Estabeleça prioridades

Quando temos muitas tarefas a fazer, tendemos a acreditar que todas elas têm a mesma importância. No entanto, se você parar um pouquinho para refletir, vai perceber que não é bem assim. Classifique suas atividades em três categorias:

Essenciais

Aquelas tarefas que são fundamentais para o funcionamento da empresa, e que só você pode fazer.

Importantes

São necessárias, mas se não forem executadas agora nada será prejudicado.

Opcionais

Por mais que seja difícil desapegar de algumas funções, você sabe que elas não são realmente necessárias. Essa é a categoria das atividades que devem ser repensadas — você realmente tem que fazer isso?

2. Saiba delegar e terceirizar

Só porque você está habituado a exercer uma função, não quer dizer que ela realmente precisa ser sua. Das suas tarefas diárias, existe alguma que pode ser repassada para outra pessoa?

Da mesma forma, perder tempo tentando executar projetos para os quais você não está habilitado não te levará aos resultados desejados. Atividades de design gráfico ou design de embalagens, por exemplo, podem ser facilmente terceirizadas, evitando frustrações e garantindo um resultado muito melhor.

3. Defina metas

Assim como os planos estratégicos e operacionais do marketing, a sua rotina também precisa de um planejamento detalhado. Sua produtividade não deve ser medida em número de tarefas cumpridas, mas sim em resultados alcançados.

Em outras palavras, você precisa saber se aquilo que está fazendo está realmente trazendo benefícios para a empresa. Para isso, estabeleça metas mensuráveis a curto, médio e longo prazo.

4. Pense em um tópico de cada vez

Com muita coisa para fazer é fácil se perder pensando em várias atividades ao mesmo tempo, e acabar não finalizando nada.

Agora que já tem suas prioridades definidas, tente pensar em um item de cada vez, e só passe para a tarefa seguinte depois que a anterior estiver finalizada.

5. Torne suas reuniões mais produtivas

Como gerente de marketing é provável que você tenha muitas reuniões, afinal, além de gerenciar sua equipe você precisa manter todos os setores da empresa alinhados em função dos mesmos objetivos.

Teste métodos que ajudem a conseguir o máximo de produtividade nas reuniões e esteja sempre aprimorando-os, em função das necessidades da empresa e da equipe.

6. Esteja alinhado ao plano de marketing da empresa

Para tornar seu tempo produtivo e saber que está realmente caminhando em direção aos resultados, você precisa conhecer bem os seus objetivos. Quais são as estratégias de marketing aplicadas na empresa e o que pretende-se alcançar com elas?

Tenha essas informações muito claras na sua mente e planeje sua rotina em função delas. Assim, você manterá o foco e terá mais facilidade para tomar decisões corretas.

Ainda melhor do que a sensação de dever cumprido, é perceber que fez tudo o que precisava com a melhor qualidade possível e com tempo de sobra, não é mesmo? Com essas estratégias de gestão de tempo, pode ter certeza de que você será muito mais produtivo!

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