Muito mais do que um detalhe, o design de embalagens pode ser justamente aquele ingrediente que vai destacar o seu produto da concorrência. Por isso, é importante estar sempre atento às tendências e inovações que podem ser incorporadas na sua estratégia de marketing.

Sendo assim, separamos, a seguir, algumas dessas tendências e como elas podem agregar valor à sua marca!

1. Minimalista

A embalagem minimalista elimina o excesso de informações, formas e cores, dando destaque para o que é essencial ao produto. Este estilo aposta na funcionalidade, já que as informações importantes ficam em evidência e são visualmente mais acessíveis. O resultado é um produto mais atraente e sofisticado, que se destaca pela simplicidade de seu design.

2. Sustentável

Cada vez mais atual, a discussão sobre sustentabilidade está em alta. A gama de opções de design que contemplam essa ideia é grande: embalagens biodegradáveis, recicláveis e que podem ser reutilizadas são as mais comuns. No entanto, novas ideias surgem diariamente. O investimento em pesquisa nessa área é alto, e ficar ligado nas novidades de matérias primas orgânicas e antipoluentes para a sua embalagem é sempre uma boa estratégia.

3. Artesanal

Produtos feitos à mão sempre foram cobiçados pela sensação de exclusividade que transmitem ao consumidor. Em grande escala, pode-se simular essa sensação em uma embalagem com aparência artesanal. Tipografia manuscrita (preferencialmente exclusiva) e materiais rústicos traduzem bem esse estilo, e, assim, o consumidor tem a impressão de que comprou um produto trabalhado manualmente.

4. Interativa

A interação do consumidor com a embalagem é muito utilizada em produtos infantis e também em caixas de cereais com brincadeiras no verso, que podemos ver nas prateleiras de todos os supermercados. Contudo, não há nenhuma necessidade de restringir essa ferramenta ao público infantil. Grandes marcas já apostaram em jogos, em mensagens escondidas e em frases que incentivam a compra para presentear, todas para o público adulto.  

5. Nostálgica

O design vintage traz mais do que formas geométricas, tipografia e cores, ele resgata sentimentos de saudades da infância ou de uma época mais inocente e, por isso, faz tanto sucesso com o público. Remetendo dos anos 1920 aos 1990, o consumidor adora a sensação de ter entrado em uma máquina do tempo. Com criatividade, esse estilo de design pode ser aplicado em praticamente qualquer produto e trazer grandes resultados.

6. Colorida

As cores podem ser utilizadas para distinguir ou unir aos seus concorrentes. Marcas famosas usam essa estratégia há anos e alguns nomes e cores se fundiram de tal forma que é difícil separá-los. Um refrigerante com rótulo vermelho, uma caixinha azul ou um bloquinho de notas adesivas amarelo, praticamente não precisam de outra identificação. 

Uma coisa é certa, para conseguir destaque e se sobressair é necessário ousadia. Não tenha medo de inovar. As possibilidades são infinitas e podem ser adaptadas a qualquer tipo de produto e público. Use e abuse da criatividade!

Qual a tendência no design de embalagens que mais te empolgou? Qual você acha que mais funcionaria para o seu produto? Escreva nos comentários e compartilhe com a gente!