Você tem noção do quanto o Design de Embalagens influencia no sucesso do seu produto? Por parecer uma preocupação secundária, muitas empresas ignoram o assunto e perdem a chance de se destacarem no mercado.

Mas e você, pretende criar um diferencial que te dê vantagem competitiva? Neste artigo nós contamos a importância do Design de Embalagens e como você pode fazer a sua empresa se destacar aos olhos do cliente. Vamos lá?

Qual é a importância de um Design de Embalagens marcante?

O primeiro passo para uma embalagem de sucesso é entender a importância que ela tem para a percepção de valor e potencial de atração do público. Essa é uma questão de destaque e é preciso a criação de uma identidade visual estratégica para atrair, conquistar e fidelizar o cliente.

Design significa a junção entre função (a de embalar, no caso) e forma. O aumento exponencial de marcas brigando pela atenção do consumidor nas gôndolas exige das empresas muito mais atenção e investimento nessa área, se elas querem se separar da concorrência — tudo isso sem deixar de lado a primeira função da embalagem, que é conservar e proteger o produto.

Como capturar a atenção do consumidor?

E o principal fator desse encantamento do público com um produto vem pelos olhos. Você pode fazer este experimento visual da próxima vez que for ao supermercado: ande pelos corredores e perceba quais são os produtos que mais te chamam a atenção de imediato.

Você com certeza vai perceber que algo te atraiu visualmente naquela embalagem em específico — uma cor diferente, um formato, um desenho. Esse é o poder do Design de Embalagens, fazer com que um produto se destaque no meio de uma dúzia de similares com apenas um relance do olhar.

Como utilizar o Design de Embalagens como diferencial?

Começar a se questionar como se diferenciar já é o primeiro passo e, para responder a essa questão, separamos alguma boas dicas:

Aposte em formatos criativos

A concorrência acirrada pela atenção do público acaba sempre criando um efeito oposto ao que as empresas buscam: todos os produtos parecem o mesmo. Isso acontece porque a tendência de negócios mais conservadores é copiar um formato de sucesso, mas, fazendo isso, acabam perdendo a exclusividade e voltam a ser todas iguais.

Pense sempre em criar formatos diferenciados para sua embalagem. Seja o tamanho, o visual, materiais, texturas… É sempre melhor virar a referência copiada do que imitar o que já deu certo. Afinal, copiar o concorrente demonstra que seu produto é inferior ao dele, portanto, busque o seu diferencial.

Crie uma identidade visual única

Para conseguir esse diferencial, a identidade visual é prioridade. Comece pela sua marca, desde a criação do nome e do logotipo, depois passe para o design em si — como a formulação de rótulos, formatos, materiais até a padronização visual da linha.

O segredo do bom Design, nesse caso, está em alcançar um equilíbrio com uma imagem exclusiva e, ao mesmo tempo, familiar. O objetivo — para o qual você precisa de uma boa parceria — é se destacar na gôndola, por exemplo, mas sem parecer um produto que colocaram na seção errada.

Pense na sua embalagem para o pós-compra

E é claro que a embalagem não some magicamente depois que o cliente faz a compra. Pensar no uso e no descarte do produto quando ele chega na casa do consumidor é fundamental para se destacar da concorrência.

Pense em formas como a embalagem pode ajudar a consumir o produto, ou que ela seja mais prática de abrir ou ser armazenada. Esses detalhes, por serem ignorados em muitas empresas, podem ser a sua chave para o sucesso.

Afinal, não há como se destacar com tanta concorrência se seu Design de Embalagens não instiga a curiosidade do cliente. Se você pretende investir nisso, pense agora em como sair do lugar-comum e oferecer um produto ainda mais incrível para seu público. E pode saber: se todos começarem a te copiar, é porque você fez certo!

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