O que torna uma marca forte no mercado? Hoje em dia, uma comunicação bem-feita é essencial, mas não o suficiente. O trabalho de branding — ou seja, a gestão de marcas — é um processo contínuo, com resultados que não necessariamente aparecem a curto e médio prazo.

Ainda assim, é o branding que pode fazer com que os consumidores lembrem-se de sua marca. Também é por meio dele que você demonstra valores e cria empatia, aproximando as pessoas e tornando o processo de fidelização muito mais fácil.

Enfim, fazer essa gestão vai muito além da criação de uma identidade. Por isso, explicaremos a seguir alguns passos práticos para planejar a gestão de marcas da sua empresa. Acompanhe:

1. Defina a missão da sua marca

Antes mesmo de começar a construir uma marca que transmita confiança para seus clientes, é preciso conhecer quais são os valores da sua empresa.

A missão, basicamente, define o motivo de sua marca existir. Todo o resto, desde o logo e a tagline até a voz e personalidade de sua marca, devem refletir essa missão. Assim, na hora de defini-la, é importante considerar sua audiência e o que ela valoriza.

Uma forma de estruturar melhor a missão, valores e sentimentos é por meio de um manifesto de marca. Nesse caso explore as motivações e impactos que deseja causar no público com um texto claro, fazendo com que as pessoas conectem-se com o que sua marca pensa.

Para desenvolver o manifesto acertadamente, é recomendável contar com ajuda especializada, até para não errar o tom.

2. Crie um manual da marca

Tendo essa missão clara, vêm os desdobramentos. E é nesse momento que serão definidos o tom de voz, sua personalidade, uma tagline e o logo. Esteja disposto a investir tempo e dinheiro para essa construção, afinal, ela é a base de sua marca.

O ideal é encontrar uma empresa especializada em branding, como a VY2, para auxiliar durante todo o processo. Afinal, sua expertise vai garantir a criação de uma marca atemporal.

Nesse momento também se deve elaborar um manual, com as guidelines para garantir a consistência em todos os pontos de contato da empresa com o consumidor.

Ele instruirá a equipe sobre como aplicar o logo, quais cores usar, ou não, qual é a voz da sua marca (amigável, profissional etc.), além de sua personalidade (o que pode ser dito, se a sua marca usa gírias ou é mais formal etc.).

3. Tenha consistência no seu conteúdo

No dia a dia, é muito comum perder a identidade no desenvolvimento do conteúdo. Mas a consistência é um dos pontos cruciais para o sucesso da gestão de marcas. Afinal, de nada adianta criar uma marca forte e única se o manual de marca não for seguido.

Por isso, planeje de antemão como os seus valores e personalidade serão demonstrados.

Tome como exemplo a Nike: sua missão é “trazer inspiração e inovação para todo atleta”. Essa missão ganhou um complemento, abrangendo um público maior: “se você tem um corpo, é um atleta”.

Assim, além de buscar tecnologias de ponta para seus produtos, a marca desenvolveu clubes de corrida por todo o mundo. No Brasil, inclusive, foi o primeiro studio do tipo — ou seja, traz uma inovação.

No ambiente on-line, você pode reforçar sua marca mesmo no dia a dia, com uma linguagem e identidade visual próprias. Na prática, isso é mais fácil de entender: pense no Instagram da WeWork, por exemplo.

A empresa cria ambientes corporativos que buscam aumentar a produtividade e estimular a inovação. Então, na rede social, mostra que trabalho não necessariamente está relacionado a ambientes quadrados, vendendo um lifestyle.

4. Proteja a sua marca

Muitas empresas sofreram com concorrentes desleais que usaram nomes bem similares para confundir os clientes. Mas, sem o respaldo da lei, é difícil tomar alguma providência. Por isso, registre o nome da sua companhia, logo e até a tagline. E, nos materiais on-line (e nos impressos), inclua o copyright.

Enfim, com esses passos práticos em mente, fica mais fácil saber por onde começar a gestão de marcas, certo? E agora, se você pretende se aprofundar no assunto, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente em seu e-mail!