As discussões sobre sustentabilidade tomaram toda a indústria nas últimas décadas. A criação de rotinas mais sustentáveis e econômicas tornou-se um fator estratégico para negócios: com processos mais inteligentes, a companhia pode economizar recursos e atingir um público maior.

Nesse cenário, o design sustentável deixou de ser um nicho de mercado para tornar-se uma das tendências mais importantes da última década. Se você quer saber mais sobre o tema e como preparar o seu negócio para fazer parte desse movimento, veja o nosso post!

Como seguir tendências de sustentabilidade afeta o sucesso da sua empresa?

Seguir tendências de sustentabilidade é um fator que impacta diretamente nos lucros do negócio. Uma empresa que mantém as suas rotinas e os serviços alinhados com o que o seu público-alvo busca pode atender a mais clientes, evitar riscos e manter-se competitiva. Além disso, os seus métodos de trabalho tornam-se mais modernos e inteligentes.

Em outras palavras, investir em tendências como o design sustentável é um dos passos básicos para que o empreendimento possa manter-se competitivo e capaz de gerar oportunidades de negócios. A companhia conseguirá manter-se à frente de seus concorrentes e desenvolver produtos e serviços mais atraentes para os seus consumidores.

Quais as principais tendências de design sustentável?

As inovações com foco em sustentabilidade não param. Assim como a tecnologia está sendo integrada ao nosso dia a dia cada vez mais, o design sustentável passou a ter um papel-chave para o sucesso de iniciativas e negócios. Entre as principais tendências, destacamos:

  • ecoinovação, uma estratégia que busca adotar novas abordagens para a resolução de problemas diários. Com o apoio de governos, empresas estão criando processos que economizam ou reaproveitam os recursos existentes, gerando um ciclo de produtos com menos impacto ambiental;
  • a TI Verde, que dá a empresas a capacidade de reduzir os impactos causados pela infraestrutura de TI por meio da remodelação da infraestrutura em busca de estratégias mais inteligentes;
  • os imóveis sustentáveis criados para fazer o melhor uso possível dos recursos naturais existentes.

Em outras palavras, investir em sustentabilidade pode beneficiar a empresa de múltiplas maneiras. Ela terá um portfólio de serviços mais atraente para o seu consumidor, que está em constante demanda por serviços e produtos sustentáveis. Ao mesmo tempo, o gestor terá um mecanismo eficaz para reduzir custos, eliminar desperdícios e garantir um melhor uso dos recursos disponíveis para trabalho.

Como unir o design sustentável com a inovação no ambiente corporativo?

As mudanças do mercado nos últimos anos levaram a sustentabilidade para diversas áreas do ambiente corporativo. Consumidores tornaram-se mais exigentes e, nesse cenário, a maneira como a companhia enxerga o meio ambiente e a necessidade de manter produtos sustentáveis tornou-se um diferencial.

Diante disso, a busca por um portfólio de serviços e produtos moldados a partir do design sustentável e da ecoinovação deve ser vista como uma oportunidade de inovar e criar oportunidades de vendas com a valorização da marca. O foco deve passar por todos os processos, das áreas técnicas, como o design de produtos às de gestão, que precisam adaptar-se para fazer o melhor uso possível das matérias-primas disponíveis.

Da infraestrutura de TI à maneira como o negócio é estruturado, todos os detalhes devem ser moldados para serem mais sustentáveis. Com a incorporação das principais tendências da área, a companhia pode transformar o design sustentável em um fator estratégico, diminuindo custos e criando oportunidades de vendas. 

Quais produtos sustentáveis você utiliza no seu dia a dia? Compartilhe este post nas redes sociais com a resposta!