Lançar produtos de sucesso nas vendas certamente não é tarefa fácil, senão todas as empresas e empreendedores se sairiam muito bem em tudo que fazem, não é mesmo? Entender a complexidade do que é colocar uma novidade no mercado e fazer com que ela seja aceita pelo público é essencial para se sair bem nos negócios.

Continue lendo e confira as informações que separamos para você ter êxito no lançamento dos seus produtos de sucesso! 

1. Desenvolva seu planejamento estratégico 

Você já deve ter ouvido falar sobre planejamentos estratégicos diversos, como o SWOT, também conhecido como FOFA no Brasil, sigla para Forças (Strenght), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weakness) e Ameaças (Threats). 

Devido à popularidade, tradição e eficácia desse método, vamos destrinchá-lo para você, assim seu produto de sucesso pode se beneficiar dele. 

Fatores internos e externos

A primeira subdivisão que se deve ter em mente quando falamos do FOFA é a análise dos fatores internos e depois dos externos. Especialmente porque os internos são diretamente controláveis por você e os externos independem da sua vontade.

Nos fatores internos, você pode avaliar suas Forças e Fraquezas por meio de quesitos como:

  • tempo de mercado;
  • reputação;
  • atual saúde financeira da sua empresa;
  • recursos humanos;
  • marketing;
  • poder de gestão e capacidade operacional;
  • acesso a recursos como matéria-prima, equipamentos, materiais etc.

Não estamos dizendo que é fácil avaliar tudo isso, mas sim, que você pode e deve começar a mudança que deseja a partir do próprio negócio. É aí que residem os aspectos que estão sob seu controle.

Quanto aos fatores externos, as coisas mudam bastante e você encontra tanto as Oportunidades quanto as Ameaças que podem impactar seu negócio. Por isso, fique atento às seguintes questões:

  • realize pesquisas de mercado, não só para conhecer seu público-alvo, mas também o que a concorrência anda fazendo;
  • conheça seus fornecedores e as condições e custos envolvidos no atendimento e suprimento daquilo que você precisa;
  • entenda o sistema e o custo operacional de colocar um novo produto de sucesso no mercado;
  • cogite a possibilidade de novos players influenciarem seu lançamento;
  • vá além e procure entender também a economia e a política do seu país, cidade e estado, percebendo tendências e se precavendo de problemas.

Se você tiver uma noção realista do universo que o cerca, poderá criar estratégias mais assertivas. Pense nisso.

2. Conheça metodologias e abordagens criativas de design

Também são muitas as metodologias e abordagens disponíveis, como branding, design thinking e UX design. Nesse tópico, falaremos sobre a experiência do usuário (UX design), complementando o que já foi explicado sobre o SWOT (FOFA).

Hoje, sobretudo com a transformação digital que empoderou o consumidor, é importante ter em mente os seguintes aspectos no desenvolvimento de um produto para atender o novo panorama:

  • fácil assimilação: o excesso de informação e a velocidade do mundo atual exigem respostas rápidas, faça com que seu produto ofereça isso;
  • confiança: a proteção de dados na era digital tem sido um tema recorrente, deixe sempre claro ao consumidor a razão para pedir uma informação;
  • familiaridade: a interface de um novo produto digital deve dosar originalidade com algo que remeta a plataformas mais conhecidas;
  • prazer: se o produto funciona, é leve, fácil de mexer e soluciona o problema do usuário, então você poderá fidelizá-lo como cliente.

Como pode ver, os produtos de sucesso para o meio digital possuem outras variáveis que você deve considerar. Fique atento a isso.

3. Conte com agências de design

Querendo ou não, por mais que você visite blogs em busca de conteúdo relevante, deverá concordar que contar com ajuda profissional para um lançamento é algo inestimável, não é mesmo?

Afinal, uma boa ideia mal executada pode passar despercebida por seu público. Evite esse desperdício de recursos contando com agências de design especializada. Ela podem dar um toque final na sua ideia.

Se gostou de conhecer nossa 3 dicas infalíveis para lançar produtos de sucesso nas vendas, confira agora mesmo nosso post sobre o que é conteúdo visual e como pode alavancar suas vendas.