A precificação de produtos deixa muitos empresários preocupados. Afinal, o preço de venda é muito importante para fazer o negócio dar certo ou não. Mas, se você pensa que apenas matéria-prima, mão de obra e mercado influenciam os preços, saiba que o design pode ser um elemento fundamental para aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Segundo a pesquisa Packaging Matters, da MeadWestVaco Corporation, 60% dos brasileiros afirmam que a embalagem tem grande relevância na hora de escolher um produto. Isso significa que toda empresa deve dar atenção a elementos como fontes, cores, formatos, entre outros, se quiser vender mais.

Neste post, explicamos como o design influencia a precificação de produtos. Confira!

Qual a importância de saber precificar um produto?

A rentabilidade é a métrica que indica se os ganhos com a venda de um produto superam os investimentos feitos para criá-lo. Assim, é possível saber se o negócio é capaz de gerar lucro. Ou seja, esse cálculo é fundamental para a saúde financeira e a existência de qualquer empresa a longo prazo.

O preço influencia completamente a rentabilidade. Ter muitas vendas de um produto por um valor abaixo do ideal, por exemplo, pode fazer com que o investimento não retorne para a empresa, trazendo prejuízo em vez de lucro. Por isso é tão importante saber precificar aquilo que você vende e, principalmente, traçar estratégias que possam aumentar a rentabilidade.

Custos com matéria-prima e mão de obra, perfil do público consumidor e mercado de atuação são alguns dos fatores que ajudam a determinar o preço. Mas, para aumentar a rentabilidade, é preciso ir além. Continue lendo para saber como o design pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Como o design influencia na precificação de produtos?

Como falamos, para aumentar a rentabilidade, algumas estratégias devem ser traçadas. O design deve ser um dos elementos a ser considerados nesse sentido, pois pode influenciar completamente na decisão de compra do consumidor e reduzir o investimento. Saiba como, a seguir.

Posiciona melhor o produto em relação ao público

O design bem-feito consegue posicionar um produto em determinada categoria e conectá-lo ao seu público. Além disso, pode agregar valores àquilo que está sendo vendido, como sofisticação, espontaneidade, diversão, entre outros, o que influenciará totalmente o preço.

Esses valores, que são traduzidos por meio de cores, fontes e formatos, por exemplo, serão percebidos pelos consumidores como um diferencial e podem levá-los a optar por um produto em vez de outro. Não é à toa que grandes marcas lançam edições especiais de embalagens e alavancam as vendas, mesmo que o produto seja o mesmo.

Consegue reduzir o valor de investimento

Existem duas formas de amplificar a rentabilidade: aumentando os ganhos ou reduzindo os investimentos. No tópico anterior, explicamos como o design atua no primeiro, mas ele também é fundamental para o segundo.

A função do design não é apenas visual. No desenvolvimento dele, é possível escolher materiais produtivos e econômicos, sem deixar de entregar os valores desejados. Para isso, é preciso não apenas criatividade, mas bastante conhecimento técnico.

Sabendo como o design pode influenciar a precificação de produtos e como isso é importante para aumentar a rentabilidade da empresa, não é de surpreender que as empresas invistam cada vez mais em elementos como marca e embalagens. Aproveite para continuar conosco e aprender, também, o que é conteúdo visual e como ele pode alavancar suas vendas!