A mídia de hoje funciona assim: um youtuber faz um comentário no seu canal e cria uma hashtag. De repente, ela começa a ser replicada em todas as mídias sociais e até mesmo o Orkut é ressuscitado para receber as postagens. O assunto vira notícia em jornais, rádios e todos os veículos de comunicação tradicional.

Percebeu como tudo está interligado como em uma teia de aranha? Esse é o mundo transmídia e comunicação 360º. Entender esses dois conceitos é muito importante para que você desenvolva suas estratégias de marketing e acompanhe as tendências de design.

É por isso que vamos explicá-los e mostrar qual é sua importância. Acompanhe com a gente e se torne um verdadeiro craque no assunto!

O que é a comunicação 360º?

Para começar e deixar tudo bem organizado, é importante que você entenda o que é a tal comunicação 360º.

A ideia é que o conteúdo não seja mais elaborado apenas por uma só pessoa. Esqueça aquela velha história dos jornais e da televisão em que a comunicação ocorria de cima pra baixo. Hoje, todos querem participar — interatividade é fundamental!

O caso que ilustramos no início do texto é perfeito para entender isso. O influenciador digital criou uma campanha interativa pela hashtag e o público entrou na onda compartilhando. Depois, até os veículos tradicionais participaram da brincadeira.

Em resumo, de alguma forma, todos influenciaram a mensagem e a proporção que ela teria. Quando pensamos na comunicação 360º, devemos imaginar os participantes da comunicação. A palavra-chave são as “pessoas”.

O que é transmídia?

Por outro lado, é preciso que você entenda que não podemos mais focar em apenas um canal de comunicação. Hoje, todas as mídias estão interligadas em um verdadeiro emaranhado comunicativo.

Uma embalagem bem-feita e que convide o cliente a entrar nas redes sociais ou promover determinada hashtag, por exemplo, mostra como tudo está interligado, movendo a comunicação.

Novamente utilizando o caso que citamos anteriormente, perceba que aquela simples campanha do youtuber foi capaz de atingir não só as mídias digitais, como também os veículos tradicionais de comunicação.

Nesse caso, não estamos falando mais das “pessoas”, a palavra-chave são as “mídias” utilizadas. A mensagem não pode e nem consegue ficar presa a apenas a uma mídia, mas deve ser dissipada em vários veículos de comunicação.

Por que transmídia e comunicação 360º são importantes?

Transmídia e comunicação 360º são dois assuntos que vão ser cada vez mais comuns no mundo empresarial e do marketing. Quer saber por quê? É bem simples: com o avanço da internet e de ferramentas como as redes sociais, o comportamento do consumidor mudou radicalmente.

Hoje, ele espera cada vez mais interatividade por parte das empresas. Prova disso é que até mesmo gigantes do mercado entraram nessa onda. Todos desenvolvem conteúdo que começa na embalagem e termina nas mídias sociais.

Um exemplo recente é o da goma de mascar Trident, que criou hashtags no design da sua embalagem. Com esse recurso, o consumidor ajuda a criar músicas de cantores e bandas famosas, como o Skank. Muito legal, não é?

Perceba que o trabalho feito pela agência envolveu a criação de uma hashtag, que é similar a um slogan, e do desenvolvimento do design da embalagem de uma campanha, que pretende “atacar” em várias mídias. No final, é o consumidor que será dono do tamanho dessa ação.

Quais os custos desse tipo de estratégia?

Como toda estratégia de marketing, ações como a transmídia e comunicação 360º podem ter um custo bastante variado, dependendo da forma como serão aplicadas na prática pela empresa.

Isso acontece porque os investimentos em mídia são importantes — a empresa deve possuir canais nas redes sociais, por exemplo —, mas a proporção que a campanha tomar pode acontecer de forma espontânea.

É claro que, as gigantes do mercado investem pesado e conseguem excelentes resultados por conta disso, mas o fato é que o investimento com transmídia e comunicação 360º pode ser modulado de acordo com as suas necessidades e com o seu orçamento.

Nosso post tirou suas dúvidas sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter e acompanhe muitos outros conteúdos como este!