O instinto normal de todos nós diz que, diante de uma dificuldade, é preciso recuar. Essa resposta faz sentido em alguns casos e é muito usada por empresas que se retraem nos períodos de crise. No entanto, essa quase nunca é a melhor estratégia a se tomar.

Em momentos difíceis, surgem as grandes ideias e decisões que podem mudar a trajetória de uma marca para sempre. Essa pode ser exatamente a oportunidade para investir ainda mais na empresa e apostar no alcance do seu produto. Uma ótima ideia é investir em design de produto e embalagens. 

A seguir, entenda o motivo de essa ser uma boa estratégia e como ela pode ser justamente o que faltava para o seu produto dominar o mercado.

Diminuição de custos

Investir em design de produto pode de fato fazer a sua empresa economizar. A afirmação pode parecer contra intuitiva, mas é a realidade. Um bom planejamento terá como base um estudo profundo sobre as matérias primas que são utilizadas na fabricação das embalagens, assim como no processo de impressão e produção destas. 

Materiais mais baratos podem ser tão bons quanto os utilizados atualmente, ou ainda melhores. O investimento realizado agora não demorará muito para ser recuperado na diminuição dos custos.

Confiança

Uma atualização no design do seu produto poder levar ao consumidor uma mensagem muito superior do que apenas a da novidade. O público em geral consegue perceber que houve um investimento naquela marca, mesmo em um momento de recessão. Isso se traduz em confiança para o cliente, que sente que a empresa fabricante do produto não está apenas sólida, mas continua inovando e trazendo o melhor para o mercado. Não há melhor notícia para se passar ao público em um período de dificuldades.

Destaque

Em momentos especiais como uma crise econômica nacional, o mercado costuma estacionar. Em vez de competir enquanto os outros estão correndo ao seu lado, aproveite a fase em que os concorrentes estão hibernando para se diferenciar
Uma embalagem nova, com um design ousado e moderno, vai chamar ainda mais atenção se for o único produto com “roupas novas” nas prateleiras.

Inovação tecnológica

Manter-se atento às novidades tecnológicas e do mercado é sempre relevante. Em momentos de crise, pode ser justamente o que fará a diferença. Manter o seu produto sempre atualizado não é bom apenas para a imagem da empresa perante os consumidores, mas também para a se assegurar de que o processo de produção de uma embalagem não está defasado, ou que tenha sido superado por um outro processo mais ecológico e econômico.

Lembre-se de que momentos difíceis acontecem para todas as empresas. Algumas vezes, como atualmente, pode ser uma crise econômica de porte nacional. Em outras, uma questão interna que desestabiliza a empresa. O importante é sempre estar atento ao que é possível fazer para manter a imagem da empresa estável e preservar a confiança do público em seu produto favorito.

Gostou das nossas razões para investir no design de produtos em tempos de crise? Confira novos textos e notícias para se manter sempre atualizado nos seguindo no Facebook, LinkedIn e Instagram!