O processo de produção de embalagens passa por várias etapas. Ele é feito a diversas mãos, e o designer, o produtor gráfico e o fornecedor são responsáveis por garantir a entrega de um material que seja atrativo ao cliente e adequado ao produto.

Conhecer esse processo é fundamental para executar um bom trabalho. Além de prevenir problemas de qualidade e planejar insumos, logística e mão de obra, a compreensão das etapas de produção de embalagens proporciona o poder de planejar o prazo de recebimento do material.

Quer conhecer mais sobre a produção de embalagens? Continue lendo!

Conheça os processos

Ao definir as especificações, é natural que surjam dúvidas a respeito do material e do processo de impressão adequado. Por isso, conheça abaixo os processos mais utilizados:

Digital

A impressão digital tem crescido muito. Ela é feita por meio eletrônico e permite tiragens menores e dados variáveis. Isso proporciona a produção de peças em menor tempo.

Offset

A impressão offset é recomendada para rótulos e embalagens cartonadas e pode atender desde os papéis mais tradicionais até papéis especiais.

Flexografia

A impressão flexográfica é tradicional em embalagens por ser indicada para superfícies flexíveis, como plástico.

Rotogravura

A rotogravura é conhecida principalmente pela alta velocidade e qualidade, além de permitir uma alta escala de produção.

Antecipe os custos de produção

Uma das primeiras etapas de produção de embalagens é a fase de cotação do material. Para isso, o designer, em conjunto com o produtor gráfico, designa as especificações do que deverá ser produzido.

Então, com as especificações em mãos (quantidade, material, tipo de impressão, número de cores e acabamento), o produtor inicia o orçamento com os fornecedores que atendem tecnicamente a impressão do material, com a qualidade demandada.

Depois que possuir os orçamentos, você deve fazer um planejamento financeiro. Ao analisar o orçamento, lembre-se de que o custo não é o único fator relevante: considere qualidade, prazo de produção e condições de pagamento.

Selecione fornecedores de qualidade

Como falamos acima, selecionar fornecedores de qualidade é um fator relevante no momento da contratação. Após investir na criação de um bom layout, é essencial garantir que seu produto chegará às gôndolas com a cor, material e acabamentos adequados, não é?

Por isso, é importante analisar portfólio, conhecer maquinário e a experiência de outros clientes. Quer um caminho mais fácil? O produtor gráfico tem expertise no mercado e conhece a qualidade e comprometimento de diversos fornecedores. Logo, o ponto de vista desse profissional é fundamental.

Faça um checklist

Após determinar as especificações da sua embalagem, negociar custos e prazos, é o momento de fazer um checklist de tudo que foi negociado entre você, a agência e o fornecedor nos últimos dias.

Portanto, confira o arquivo, os materiais, o prazo de entrega, o valor e as condições de pagamento acordadas. Caso haja algum desalinhamento, esse é o momento para evitar imprevistos.

Depois de tudo conferido, solicite uma prova do material. Com essa prova, você conseguirá revisar as informações da embalagem, além de conferir montagem, formato e cores. Essa prova deve ser analisada e assinada por todos os envolvidos no processo.

É importante ressaltar que os processos de impressão de embalagens são em grande escala, enquanto a prova é somente uma unidade (outro processo de impressão). Então, é possível que haja pequenas diferenças de cores, já que processos diferentes imprimem cores diferentes.

Conte com um especialista para a produção de embalagens

Os processos gráficos estão ao alcance de todos, porém, contar com um especialista com expertise em produção de embalagens é essencial para garantir o máximo de aproveitamento dos recursos gráficos do fornecedor, além de assegurar a fidelidade de cores, qualidade das etapas e redução do desperdício de materiais.

O especialista também tem uma visão holística sobre o processo, permitindo que os detalhes da produção sejam pensados desde a primeira etapa — na criação do layout. Tudo isso analisando as tendências do mercado e o que será mais relevante ao seu público no ato do consumo.

A produção de embalagens é um processo longo, que envolve vários passos. Como vimos, é muito importante ter atenção a cada etapa para garantir que o resultado final saia de acordo com o esperado.

Quer aprender mais? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn.