Diferenciação. Essa deveria ser a palavra-chave do competitivo mercado atual, no qual muitas empresas precisam se destacar para atrair novos clientes.

Uma das formas de obter essa diferenciação é apostar em produtos com embalagens modernas e anatômicas. Com a impressão 3D, o processo de criação desses protótipos fica ainda mais eficiente.

Quer conhecer sobre a técnica que cresce cada vez mais no mundo do design? Então leia esse artigo!

Como funciona a impressão 3D?

Revolucionária, a impressão 3D chegou causando um grande alvoroço, especialmente entre as marcas do segmento industrial.

Seu funcionamento tem como base um desenho tridimensional, feito com a ajuda de programas específicos, que, após ser ajustado em fatias com o software próprio, é enviado para a impressora.

Existem vários modelos de impressoras 3D, cada uma com sua forma de funcionamento. Em alguns casos, por exemplo, seu mecanismo interno extrusa a matéria prima e, com o calor, derrete o material (que pode ser plástico, nylon, entre outros) e sobrepõe camadas, contornando o traçado do desenho que foi programado para a impressão. Tudo isso ocorre sobre uma base de sustentação aquecida que estimula a fusão das fatias. 


Por que ela é útil para o desenvolvimento de produtos e embalagens?

Confira algumas vantagens de contar com a impressão 3D no processo de criação dos produtos da sua empresa.

Menor tempo útil para produção

Inicialmente, a impressão 3D era conhecida como “prototipagem rápida”. E esse apelido não foi dado atoa.

Antigamente, a criação do protótipo exigia um grande esforço voltado a diversas etapas do processo: seleção de material, manuseio técnico, montagem, acabamento, pintura etc. 

Hoje em dia, todo esse trâmite é feito de forma simples e eficiente, otimizando o tempo de trabalho e permitindo que a equipe dedique-se às demais etapas do processo de desenvolvimento de embalagens e materiais.

Custos reduzidos

Muitas vezes, o custo para o desenvolvimento de um protótipo era elevado, devido a seu processo moroso e cheio de matérias primas. A outra alternativa era fazer um molde piloto, no entanto, o custo  relativo ao uso do maquinário (que, em geral, é de grande escala, mas é utilizado para produzir apenas uma peça) se tornava muito alto.

Com a impressão 3D, esse processo tem um custo muito reduzido, uma vez que utiliza o material exato para produzir a peça, sem desperdícios. Além disso, por concentrar toda a produção em apenas um processo, é muito mais ágil e automatizada.  


Quais as vantagens de se trabalhar com uma agência de design que possui essa tecnologia? 

Já pensou poder centralizar numa só equipe toda a rota criativa, desde o briefing,  criação da estratégia e conceito, rascunhos, versões em 2D e 3D até a impressão propriamente dita?

Essa é apenas uma das vantagens de se trabalhar com uma empresa que faça por inteiro o processo criativo de desenvolvimento de embalagens.

Comunicação direta com o cliente

Em geral, quando se trabalha com  fornecedores externos, para desenvolver o mesmo produto, cria-se um indesejado “vai-e-vem” de informações. Solicitações de alterações, questionamentos e até mesmo insatisfações acabam se tornando partes de um processo lento e com possíveis ruídos.

O benefício do trabalho em parceria com uma agência que integre processo criativo, conhecimento técnico e produtivo são muitos, entre eles: 

  • possibilidade de desenvolver projetos mais conceituais e criativos dentro do limite técnico;
  •  utilizar todos os recursos possíveis permitidos pelo processo;
  • resolução de problemas com criatividade;
  • diálogo: cliente, agência e ferramentaria conversam na mesma língua e debatem entre si as melhores possibilidades para os produtos.

Sigilo absoluto sobre os projetos

E se o fornecedor escolhido não mantiver sigilo sobre o ineditismo do protótipo desenvolvido? E se a concorrência tiver acesso ao produto antes do seu lançamento e roubar a ideia?

Com uma agência especializada que conte com impressão 3D própria, esses riscos não existem, uma vez que a ideia fica assegurada dentro do seu ambiente de criação até que seja definitivamente aprovada para a produção em escala.

Trabalhar em conjunto com uma empresa que oferece aos clientes diferenciais competitivos e que otimizam a qualidade do produto faz toda a diferença, não é mesmo?

Entre em contato conosco! Para que possamos avaliar as melhores possibilidades em design de embalagens, branding e criação para o seu negócio.